A.A.A.
Access All Areas



Estivemos à conversa com Junior e Alex a propósito da edição do novo album dos Terrakota "Oxalá".

Fenther – Como estão os Terrakota em 2016?
Junior – Felizes,unidos,maduros e cada vez mais apaixonados pela música de todo o mundo.
Alex – Em 2015, entrámos como que num segundo ciclo da vida de Terrakota, Com a integração de novos elementos e um ponto de partida que não depende muito do nosso passado. Estamos hoje mais livres, desfrutamos melhor de cada concerto e estamos a montar á nossa volta uma "estrutura" independente que nos permita funcionar longe do mainstream musical hoje em dia completamente aglutinado pelas multinacionais e pela desenfreada sede de lucro. .

Fenther – O que vos inspirou desta vez para a criação deste disco?
Junior – O carinho que temos por Terrakota. Após estarmos inativos durante dois anos o retomar, fez renascer em nós a vontade de estarmos juntos e experimentar de tudo um pouco. A banda aumentou o seu “plantel” de músicos o que veio a alargar o mundo de diversidade que nos é característico. África continua a ser a grande inspiração ao nível de estilo , mas este disco tem muito mais.
Alex – Este disco é composto por diferentes momentos de inspiração, bastante espalhados ao longo dos últimos 4 anos, e por formas de construir músicas tambem elas muito distintas. Temos temas que nasceram directamente de ideias de canções do Junior e do Gonçalo, outros que nascem de um riff de guitarra, Kora, alaude,kalimba etc, outros que surgiram no calor do ensaio com toda a banda a dar ideias em simultaneo e até temos um, o "Tum Kutch" que depois de feito, foi toda partido e virado de patas para o ar em modo dub.

"Terrakota é celebração acima de tudo da vida e da arte que por si só já são razão para celebração."

Fenther – Satisfeitos com o resultado final? São muito exigentes com vocês próprios?
Junior– Sim, bastante satisfeitos.Fomos exigentes com o respeitar de uma fluidez natural na composição dos temas e na criação do disco, por isso levou quase 2 anos a ser concluído.
Alex – Exacto! E há um aspecto que nos satisfaz particularmente neste disco que é a sua unidade e clareza na mensagem e a sua interligação directa com a capa e a comunicaçao da banda online.

Fenther – Há convidados neste "Oxalá"?
Junior– Sim, muitos e bons!Participações vocais e instrumentais:
Selma Uamusse - https://www.facebook.com/SelmaUamusse/?fref=ts
Anastácia Carvalho - https://www.facebook.com/anastacia.carvalho.5?fref=ts
Vitorino - https://www.facebook.com/anastacia.carvalho.5?fref=ts
Florian Doucet - https://www.facebook.com/florian.doucet.9?fref=ts
Maesh Vinaiakram - https://www.facebook.com/mahesh.vinayakram?fref=ts
João Gomes - https://www.facebook.com/jgomesboy?fref=ts
Adriano Pereira - https://www.facebook.com/adri.dp.779?fref=ts
Francisco Amorim - https://www.facebook.com/francisco.amorim.121398?fref=ts
Alex – São praticamente as músicas que pedem este ou aquele convidado, ou o tal momento de criação coincidir com um periodo de proximidade a determinados músicos Há tantos que gostariamos de ter convidado, mas que não queremos meter por meter ... por isso pode levar uns bons anos até entrar este ou aquele músico que conhecemos na estrada ou em viagem... acontece quando aparecer um som com espaço e onda para isso.

Fenther – O single Mexe Mexe é festivo. Terrakota é sinónimo de festa?
Junior – Terrakota é celebração acima de tudo da vida e da arte que por si só já são razão para celebração.Queremos nas nossas músicas passar uma mensagem consciente com alegria.O Mexe Mexe tem essa finalidade ,mexer com as pessoas a fim de encontrarem soluções para problemas de escassez financeira e social que são latentes nos dias de hoje para a maioria da população mundial.

"Felizes,unidos,maduros e cada vez mais apaixonados pela música de todo o mundo."

Fenther – E esta vossa festa vai ser vivida em palco? Por onde?
Junior– Ainda este ano vamos estar em Almada, Coimbra,Sevilha,Madrid,Granada e Bruxelas para o lançamento do álbum.
Alex – E para o ano, continuaremos a lançar a mensagem de esperança do "Oxalá" dentro deste nosso rectangulizinho tugalense, bem como lá por fora como sempre o fizémos, passo a passo, deixando a nossa música nos guiar para os seus diversos destinos.

Fenther – Oxalá...
Junior – Sim,Oxalá! Ver e desenhar o futuro da melhor forma que sabemos. Com Amor e Esperança usando a arte como veiculo.

Fenther – Mensagem final...
Junior – A felicidade tem caminhos diferentes para ser alcançada mas é garantida a todos os seres deste planeta. Sejamos Um só e não mais um no meio de muitos. Unidade e diversidade. Respeito e amor. Estamos juntos.

Vitor Pinto